Indefinida


Essa tirinha é um apelo para que as pessoas parem de esperar das outras comportamentos 100% lógicos e plausíveis (e crucificá-las quando não são assim). Não superestimem a racionalidade do ser humano; ainda somos animais que frequentemente agem sem pensar. Nem sempre o que acreditamos, falamos ou fazemos faz sentido. E, pra piorar, estamos sempre em transformação. É complexo, mas é normal.

Ob.: porque de vez em quando eu posso variar um pouquinho do humor, né? 

Ob.2: Pra quem quiser ver a ilustração um pouquinho maior, postei ela aqui.

37 comentários :

  1. Agora vem aquele comentário cliche de "eu nunca comentei antes mas me identifiquei muito com a tira" (sem falar que a tira é linda). Venho aqui desde os primórdios porque sempre achei muita coisa semelhante entre a gente, mas essa tirinha foi demais, resolvi comentar. Nós não somos quem fomos ontem, e seres humanos são complexos e contraditórios. Obrigada pela tira.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahah, pode ser comum mas me deixa feliz da mesma forma. E fico feliz que tenha gostado. Eu que agradeço pelo apoio.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, Nia, lindo! E mais: eu acho que a gente mesmo cobra muito isso de nós. Quando estamos num turbilhão emocional sem entender muito bem como chegamos lá e ficamos nos sentindo ainda piores por estarmos sentindo algo que não conseguimos explicar. Eu sou muito assim: fico tentando procurar chão, explicações e razões em todos os momentos. Não adianta, não é assim que funciona. E não temos que ter medo disso. =)

    ResponderExcluir
  4. Que belo traço no final! Faça mais desses moça!

    ResponderExcluir
  5. Bruno Terto Dos Santos15 de dezembro de 2013 às 12:35

    Nossa o quadro numero 4 é muito legal, exprime o sentimento em uma imagem. Quando você pensou nele ele já era assim ou quando você começou a desenhar houve um "estalo" de inspiração . Da vontade de imprimir e por na parede rsrs

    ResponderExcluir
  6. Que amor, hahahahahah! Na verdade logo que eu pensei na tirinha já me veio a ideia de desenhar assim. Pensei que faria sentido. E obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Bruno Terto Dos Santos15 de dezembro de 2013 às 13:18

    Antes dessa a tirinha que eu tinha achado mais inspirada era a das pessoas que ficam ouvindo música alta no transporte público, pela complexidade dos quadros e por viver aquilo no dia a dia, mas nessa você evoluiu(e não estou falando de Pokémon rsrsr).

    ResponderExcluir
  8. Mensagem linda, arte linda... O que mais eu posso dizer? Parabéns pela tira, uma das melhores que eu já vi aqui (e isso é muita coisa, levando em conta que eu adoro praticamente tudo o que você faz, rss). Entro na turma que apoia novas artes como a do quarto quadro; se algum dia você estiver cansada das tirinhas e com vontade de variar, faça mais algum trabalho nesse estilo. Ficou ótimo, =).

    ResponderExcluir
  9. uau... essa ficou... tocante, linda... belíssima! gostei muito! eu já gosto bastante das suas tirinhas, mas essa... essa é suprema! <3

    ResponderExcluir
  10. Linda tirinha *---*,
    Uma curiosidade minha: Que pincel foi esse usado no 4º quadrinho? *---*, curti a textura....
    (A pessoa nem comenta que é assim que se sente, etc e talz, só quer saber do pincel, pq a 1ª coisa que viu foi a textura)

    ResponderExcluir
  11. Mandei pra minha irmã pra ver se ela TENTA me entender. Porque às vezes parece que ela quer que eu seja igual a todo mundo, mas eu sou eu, po.

    ResponderExcluir
  12. Ivanilson Almeida de Souza15 de dezembro de 2013 às 23:04

    fenomenal srta, Niazinha. Tanto a arte quanto a mensagem. Complexa a mensagem, diria eu que a entendo mas num ambito mais insconciente pois não saberia descrever em palavras aqui nos comentários, talvez seja o que as vezes eu passo querendo dar um passo adiante no meu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  13. Que lindo Nia! Me lembrou uma página que curto muito que posta tirinhas assim, carregadas de sentimento. Conhece o Arte Destrutiva? Dá uma passadinha lá pra você ver (não sou amiga do dono fazendo propaganda, só curto mesmo rs)

    ResponderExcluir
  14. certissima, essa foi a tirinha que eu mais gostei no blog

    ResponderExcluir
  15. Sim, claro que pode variar um pouquinho do humor! Ainda mais da maneira que você fez, se mantendo dentro da proposta do blog ^_^ Ficou muito boa! E o traço do desenho ficou muito lindo *-*

    ResponderExcluir
  16. Oi, Paola! E eu pintei digitalmente mesmo, Os brushes que usei no Photoshop eram em geral brushes normais de pintura a óleo, na verdade, mas um ou outro esbaçado de tinta deu esse toque de aquarela.

    ResponderExcluir
  17. admiro tanto quem consegue fazer um desenho bom apenas com cores *-* ficou lindo. O sentido da tirinha tbm s2

    ResponderExcluir
  18. Hey Nia, amo o seu blog e gosto muito do seu trabalho, eu li o "Sobre mim" e vi que você é designer gráfica, eu me chamo Nayara e tenho 15 anos e gosto muito de desenhar e pretendo trabalhar com isso, especialmente na área de ilustrações de revistas em quadrinhos e desenhos animados (como os da Disney... ><) enfim, como você tem experiencia gostaria de saber se o curso de designer gráfico é o certo pra mim ou eu deveria fazer outro... é isso...obrigada :D

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nayara! Fico feliz que goste, obrigada. :)
    Olha, é difícil responder isso, já que o mercado é complicado e não sei de mais detalhes. Design Gráfico é uma boa, mas pra trabalhar com animação você provavelmente teria que seguir uma faculdade mais específica que isso (alguns estados tem cursos superiores de animação e histórias em quadrinho, inclusive). Fazer Belas Artes também deve te trazer boas referências.


    Mas eu, pessoalmente, prefiro cursos mais amplos como Design ou Publicidade (que foi o que eu fiz), porque o mercado de trabalho é mais extenso e existem mais opções.

    ResponderExcluir
  20. Naturalmente, muitas pessoas acabam se identificando com as tiras da Nia, e de repente nos damos conta de como somos tão comuns (ou de quantas pessoas tem semelhanças, e como isso passa desapercebido).
    Acho que essa tira foi a que mais representou a essência de como somos: seres indecifráveis que tentam, às vezes em vão, identificar suas nuances. Dar nome aos momentos. Tentar se algo que nem sabemos o que é.
    Como o pessoal já disse nos outros comentários, somos de fato muito complexos, mas isso não é razão para ter medo de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  21. nossa lindo desenho!

    ResponderExcluir
  22. Não achei muito lógica essa tirinha... Achei ofensivo, deleta! =P #sarcasmo

    ResponderExcluir
  23. Curioso é que esta tira é inesperada. :)

    ResponderExcluir
  24. Nia, muito linda essa tirinha!
    Com certeza precisamos ser, no mínimo, mais flexíveis, nem sempre é fácil entender as decisões e atitudes das pessoas... Julgar é mais fácil do que tentar entender.

    ResponderExcluir
  25. Do humor inteligente pro drama inteligente... Não variou muito, continuou um tirinha inteligente. (:

    ResponderExcluir
  26. ficaram muito legais e realistas os seus desenhos (até os dois primeiros,puxa hem?) muito realistas.... LIKE! (y)

    ResponderExcluir
  27. ei,por favor... continua com Nia-ha e LADY GARRAS TAVA LEGAL D+!!!

    ResponderExcluir
  28. Os desenhos ficaram muuuito lindos! Amei!

    E pior que é assim mesmo, todos esperam que o outro seja completamente "certas"

    ResponderExcluir
  29. Entendi ^^ muito obrigada pelos conselhos, continue sendo essa pessoa maravilhosa que você é ^^

    ResponderExcluir
  30. Muito lindo Nia chan! Só arruma no texto ali, "transformação" ^^

    ResponderExcluir
  31. Muito surreal e profundo. Parece que você tá desenhando um sonho ou coisa do tipo. Achei muito dez. E, claro, as palavras foram muito bem escritas e expressivas.

    ResponderExcluir
  32. Sugiro uma palestra muito interessante para quem se interessa nesse jogo de individualidade e separação entre eu/outro/mundo http://www.ted.com/index.php/talks/jill_bolte_taylor_s_powerful_stroke_of_insight.html

    ResponderExcluir
  33. Um soco no estômago. Eu cobro muito coerência dos outros. Provavelmente porque cobro muito de mim também (entre o discurso e a prática no cotidiano). Enfim, é quase um vício. Sua crítica, apelo, enfim, foi tão poético que me tocou. Amei a aquarela!

    ResponderExcluir
  34. Tirinha perfeita. Devemos parar de rotular os outros o quanto antes, a vida é melhor com surpresas e alegrias não catalogadas.

    ResponderExcluir