Curiosidades


Criei essa seção meio FAQ com algumas das perguntas que eu mais recebo. Não é nada realmente importante, só algumas curiosidades sobre o Como eu realmente. Espero que gostem.


1 - Como surgiu a ideia do Como eu realmente?

Recebo bastante essa pergunta e, por mais esquisito que seja, dou sempre a mesma resposta boba: surgiu no banho, aquele lugar mágico de onde vêm a maioria das nossas grandes ideias. Hahah, vou explicar melhor. Eu tinha tido uma ideia mais cedo de que criar um blog de tirinhas seria uma ótima forma de extravasar minha criatividade de piadinhas bobas e cotidianas, e foi tomando banho que bolei todo o conceito de sempre haver comparações entre situações de como deveriam ser/como realmente são e tal.


2 - Como é o processo de produção de cada tirinha?

Primeiro vem a ideia, que normalmente brota no dia-a-dia quase que sem querer. Anoto sempre todas elas (incluindo as sugestões de leitores) em pequenos roteirinhos de duas/três linhas em um documento digital, e quando preciso fazer tirinhas vou nele e escolho a que eu estiver mais no clima de fazer. Aí é só partir para o Adobe Flash, que é o programa que eu uso para fazê-las. Não tenho esboço, e é tudo feito 100% digital com uma mesa digitalizadora. Tirinhas mais simples levam em média uma hora e pouco para fazer, e as maiores e mais complicadas podem levar até um dia inteiro – mesmo que eu reaproveite cenários e personagens já desenhados anteriormente. Uma imagem do programa com as tirinhas aqui.


3 - Então é esse o programa que você usa para fazer as tirinhas?

Sim. As tirinhas são feitas no Adobe Flash (veja um print screen aqui).


4 - Seu foco é o universo feminino? As tirinhas são só pra mulheres?

Se eu fosse homem, e fizesse tirinhas sobre algumas coisas que acontecem no meu dia-a-dia como pessoa normal, vocês diriam que era um site só para homens/voltado ao universo masculino? Acho que não, né, até porque grande parte dos quadrinistas de sucesso são homens e não me lembro de eles terem esses "rótulos" de gênero agregados ao seu trabalho.

Então eu diria que a resposta é não. Não faço tirinhas exclusivas para o público feminino, apesar das cores claras e desenhos "fofinhos". Meu tema é o cotidiano. Como sou mulher, é claro que algumas situações serão mais femininas, mas a grande maioria do que acontece comigo acredito que não está restrito a apenas o meu gênero.

De toda forma, acho curioso me enviarem tanto essa pergunta. Mas, se quiser saber mais sobre isso, dá uma olhada nessa discussão lá na página do Como eu realmente no Facebook.


5 - Nos fale sobre você.

Eu gosto de queijo. Tem mais sobre mim na seção Sobre mim (mas não muito - afinal, eu sou irrelevante).


6 - Você lê mesmo todos os comentários no site?

Sim.


7 - Mesmo?

Sim.


8 - Todinhozinhos...?

Sim. Recebo todos os comentários direto no meu e-mail.


9 - Os personagens são baseados em pessoas/animais reais?

Srta. Garrinhas é baseada nas minhas duas gatas, ambas idênticas a ela. Sargento Fofura é baseado na minha cachorrinha de quando eu era criança, uma Beagle bobinha e adorável. Quando aparecem familiares meus, eles são realmente baseados nos de verdade. E, por último, Maria Modinha e o Silvio Sem Senso Social foram baseados em estereótipos de pessoas que eu julguei que seriam cômicos e úteis para as situações que eu planejava demonstrar nas tirinhas. Aliás, acho que estou errada. Eles são baseados em pessoas reais sim – eu só não as conheço pessoalmente, mas sei que existem em algum lugar por aí!


10 - Que dica você me dá pra eu ter sucesso com meu blog/site de tirinhas?

Não sei se sou a pessoa certa para dar dicas a alguém, então vou só dizer o que eu falo para mim mesma todos os dias: não há nada que você não possa conseguir se se esforçar. Pesquise bastante, arranje boas referências, pratique com base nelas, pense SEMPRE no que o seu público gosta, e saiba aceitar críticas construtivas para melhorar. E deixe a preguiça e a procastinação para trás. :)


22 comentários :

  1. Sempre tive curiosidade de ver uma foto da Niazinha da vida real. Bota uma foto tua???

    ResponderExcluir
  2. Conheci esse site ontem, e já estou V-I-C-I-A-D-A nas suas tirinhas, você tem muita criatividade e suas ideia são muito legais!
    Desejo muito sucesso a você!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de churros, eu acho... Nem tudo o que eu faço faz sentido, ao que parece, hahahaha.

    E obrigada, Marina! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. oi niazinha! eu amo seu site,desde que vi uma tirinha naõ parei de checar mais! vc é mt criativa!!!!!!!!!!!!!! voce e 10000!

    ResponderExcluir
  5. Quando foi fundado o site? Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Essa da preguiça... é o pior pesadelo de qualquer blogueiro.

    ResponderExcluir
  7. Hey Nia, amo o seu blog e gosto muito do seu trabalho, eu li o "Sobre mim" e vi que você é designer gráfica, eu me chamo Nayara e tenho 15 anos e gosto muito de desenhar e pretendo trabalhar com isso, especialmente na área de ilustrações de revistas em quadrinhos e desenhos animados (como os da Disney... ><) enfim, como você tem experiencia gostaria de saber se o curso de designer gráfico é o certo pra mim ou eu deveria fazer outro... é isso...obrigada :D

    ResponderExcluir
  8. Imagine, Fernanda (posso te chamar de Nia?). Você não é irrelevante. (ツ)

    ResponderExcluir
  9. Niazinha,seu blog é maravilhoso,conheci ele atraves de um teste na minha escola!

    ResponderExcluir
  10. Eu conheci o site tem pouco tempo e já estou amando, só que queria saber porque a Niazinha não tem pernas??

    ResponderExcluir
  11. muito bom! te conheci por meio do will tirando..
    renata!

    ResponderExcluir
  12. Olá niazinha! Vi apenas uma tirinha sua, e já li todas em 2 dias! Aliás, você é muito criativa, e quase morri de rir com as suas tirinhas!

    ~Joanna M. <3

    ResponderExcluir
  13. oie so quero dizer que seu site é um dos que eu mais visito, belo trabalho ;)

    ResponderExcluir
  14. Fernanda Nia, não me lembro como conheci seus livros, mas acho que com o meu amor por livros, acho que o vi na livraria! Tenho o um e o dois, quero muito que lance o quatro,cinco, seis... Até o dez mil!!!! Também tenho uma imaginação criativa como a sua, só que a minha é vinda de sonhos e não do banho!!!! Espero muito ver meus livros autografados por você aqui em recife!!! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  15. oi!!!!!
    comecei e ler ontem suas tirinhas, e, realmente sao ótimas
    parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  16. Lindo seu site, suas tirinhas, estou realmente apaixonada. Conheci seu site por acaso quando encontrei um blog que tinha postado sua tirinha sobre ressaca literária, espero que não se incomode de eu ter utilizado no meu blog, lá tem os créditos.
    http://comsensoblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Galera da uma olhadinha em nossos vídeos , valeu!!
    https://www.youtube.com/watch?v=e5xAYsf-yjI

    ResponderExcluir
  18. Queria mais tirinhas sinceramente vejo muitas tudo muito perfeito faça um pouco mais e se puder faça histórinhas em quadrinhos da Niazinha eu aaaaaaaaamoooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  19. Cara Nia

    Eu conheci seu blog á alguns dias pelo Pinterest e simplesmente me apaixonei por ele as tirinhas são muito boas e engraçadas pra caramba .
    Adoro a Niazinha, A srt Carrinha ,o Sergento Figura etc.
    Sei trabalho é maravilhoso. Parabéns pela criatividade .

    Ass: Camila

    ResponderExcluir