Desenhos tradicionais

 

Não sou contra nos acostumarmos às facilidades que a tecnologia nos traz. Seria como se o homem das cavernas se recusasse a usar o fogo que inventou por "deixá-lo mimado demais". Mas é importante que ele lembre que quanto mais fogo à sua volta, mais difícil fica enxergar as estrelas. Sendo assim, que usemos a tecnologia sempre que nos for útil, mas que nunca percamos de vista a essência e a beleza da vida sem ela.



Essa Niazinha da tirinha é uma versão feita com mais calma da que pintei ao vivo na Bienal do Livro de São Paulo, enquanto fazia piadinhas bobas e trocava sorrisos com os passantes. Falando em Bienal, ELA FOI LINDA, gente! Ganhei abraços, presentes, sorrisos e amigos. Conheci tanta gente sensacional (e só uma parte delas está nas fotinhos aí embaixo)! Só teria sido mais perfeito se tivesse mais dias. Obrigada por tudo, queridos! 




24 comentários :

  1. Eu escrevendo cartas à mão.

    ResponderExcluir
  2. Posso lhe fazer uma pergunta de foro íntimo? Qual o modelo de mesa digitalizadora e software que você usa?

    ResponderExcluir
  3. Faço as tirinhas no Flash e ilustrações mais trabalhadas no Photoshop. Uso uma mesa bem antiga bamboo fun, da Wacom. Estou pensando em trocar por uma melhor esse ano, se houver oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Eu também escrevo cartas à mão como o Ricardo Macchi interpretou o Cigano Igor.

    ResponderExcluir
  5. Estava divagando sobre isso ontem... : /

    ResponderExcluir
  6. Que desenho mais FOFOOO!!!
    É tanto medo da falta do ctrl Z e tantas lembranças terríveis de desenhos que eu arruinei que eu me pergunto se um dia vou conseguir colorir no papel de novo. =P

    ResponderExcluir
  7. Caramba, JURO que só vi agora, huahuahuahahah. Fiz esse desenho semana passada, quando começou a bater o nervosismo por ter que desenhar ao vivo lá no evento. Próxima parada: dizer como eu não consigo mais ler livros fora do Kindle porque sempre fico tentando "clicar" na palavra no papel pra abrir a definição/tradução, huahuahuahuah.

    ResponderExcluir
  8. hahahaha Caraca, as vezes chego até a largar o lápis pra tentar dar ctrl+z...

    ResponderExcluir
  9. Dai você termina de colorir com tinta/lápis de cor e percebe que um olho ficou muito distante do outro ou que o nariz tá muito pequeno. E você fica meio "Cadê a ferramenta borrar para eu aumentar esse nariz?" "Cadê a ferramente de selecionar para eu centralizar esse olho??"

    Ai você resolve fazer um "crossover" de desenho digtal com tradicional para arrumas umas coisinhas, mas dá uma preguiiiça de escanear e bla bla bla ><

    ResponderExcluir
  10. Não há desfazer na vida real rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Sim, a bamboo fun foi descontinuada a algum tempo, eu mesmo tenho essa CTL480 e posso te dizer que ela é ótima! Pode ser um pouco cara, mas elas costumam durar muito tempo, sem falar que para trabalhos simples/intermediários ela consegue da conta do recado muito bem.

    ResponderExcluir
  12. "Mas é importante que ele lembre que quanto mais fogo à sua volta, mais difícil fica enxergar as estrelas. " Que linda essa frase! *--*

    ResponderExcluir
  13. Acho que eu sou a única pessoa na atualidade que faz quadrinhos tradicionais e que NÃO USA COPIC, isso me faz eu me sentir uma garota das cavernas kkk
    Eu que faço mais arte tradicional lhe digo: o CTRL+Z é a borracha (principalmente se você for como eu e pinta com lápis de cor). Mas se não der pra voltar atrás, o bom e velho improviso ajuda você. Durante todo esse tempo eu sei que improvisar faz parte da vida do artista tradicional.

    Agora, a saia da Niazinha não tem a estampa florida no desenho tradicional, você esqueceu? Será que é por isso que ela pergunta pelo CTRL+Z?

    ResponderExcluir
  14. #umbrindeavidareal pra fazer desenho tradicional sem errar tem que ser ninja!

    ResponderExcluir
  15. Ah, sim! Eu tinha até esquecido dessa parte, hahahahahah. Quando pensei na tirinha pela primeira vez, ela seria "Como a Niazinha realmente seria se o Como eu realmente fosse desenhando com métodos tradicionais". E daí viria a explicação da roupinha dela sem flor. Se as tirinhas fossem todas manuais, ÓBVIO que eu não teria paciência para desenhar as estampas, e ela não as teria, hahahahahah. Só que aí o conceito mudou e eu esqueci. >_<

    ResponderExcluir
  16. Euuuuuu vou amanhã! Viajando para curitiba daqui a pouco! Até daqui a pouco, Nia ❤️

    ResponderExcluir
  17. O Ctrz+Z se chama borracha, huehuehue!

    ResponderExcluir
  18. Hahahaha, eu imaginei! (não pensei que copiou nem nada do tipo)
    Mas eu achei interessante, eu te entendo. Bem triste isso!
    Eu no seu lugar também ficaria nervoso pra desenhar ao vivo huahahahua
    Eu nunca usei o Kindle, mas isso resolveria os meus problemas com palavras que desconheço (ficar com preguiça de ler um livro recheado de palavras desconhecidas é bem ruim).

    ResponderExcluir
  19. Que linda reflexão no final, por isso sou tua fã e sempre visito o blog. É a primeira vez que comento, mas sempre venho aqui. Parabéns... Copiei a frase, com os devidos créditos. Vc tem razão , quanto mais fogo à nossa volta, menos vemos as estrelas.

    ResponderExcluir
  20. Bem assim rs

    Nia, vi que sua mesa é Wacom. Que modelo? Vou comprar uma de aniversário (dia 14 <3) para lazer, e gostaria da sua opinião ^^

    ResponderExcluir
  21. A minha Wacom é beeeeem antiga, então não existe mais o modelo dela (era uma Bamboo Fun). Hoje a equivalente dela é a de tamanho médio da linha básica mesmo da Wacom mesmo. Acho que é Intuos comum. (Estou pensando em comprar uma Pro esse ano, vamos ver!)

    ResponderExcluir