• Tirinhas
  • Personagens
  • Livros
  • Curiosidades
  • Na mídia
  • Autora
  • Lojinha
  • Contato
  • English

Impressionar


Escrevi o texto original dessa tirinha com "Responda e o impressione" no segundo quadrinho. Quando fui usar a regrinha do "mesmo que eu <verbo>" pra saber se o imperativo estava certo, descobri que era exatamente o contrário: "Responde e o impressiona". Um detalhezinho bobíssimo, mas essencial para a conjugação verbal correta se eu quisesse usar a segunda pessoa. Minha conclusão: devemos todos ter orgulho de nós mesmos só por morarmos no Brasil e conseguirmos nos comunicar, porque Português é uma língua difícil pra casseta.

38 comentários :

  1. Hum, acho que se você fala com si mesmo, você escolhe se quer usar a 2ª ou a 3ª pessoa - assim como quando fala com qualquer um.


    Então, se você tratar a si mesma como "você" (terceira pessoa), entendo que estaria certo dizer "responda e impressione". "Responde e impressiona" está correto se você estiver se tratando como "tu" - ou seja, na segunda pessoa.


    Sendo assim, acho que você deveria der usado "teu pensamento" e não "seu pensamento" heheh, mas valeu.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha, verdade. E você acaba de comprovar meu comentário no final: Português é uma língua difícil pra casseta.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade português não é tão difícil assim(Em comparação sim, as conjugações em português são tão difíceis como a declinações em Alemão, por exemplo). Só que nós praticamente não utilizamos mais a segunda pessoa, principalmente quando se fala de conjugação na segunda pessoa, então por isso não estamos acostumados. Se utilizássemos mais estaríamos acostumados e isso não seria um problema. Tudo é uma questão de costume no final das contas.

    ResponderExcluir
  4. Ah, já eu sempre fui tãããão descolada e divertida com os meninos que eu gostava que eles me curtiam taaaanto que me mandavam diretamente pra friendzone!


    O pior era quando eu estava tentando evitar o caso anterior e tentava jogar algum "charme" pra eles... Eu fracassava tão miseravelmente que até hoje dá vontade de me esconder, só de lembrar. =P

    ResponderExcluir
  5. Hanah Ceres C. F. da Costa24 de novembro de 2013 19:07

    Super concordo! Gramática realmente é complicada...

    ResponderExcluir
  6. não só com quem agente gosta, isso inclui um cliente em potencial, um chefe, futura sogra... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. perai... esse é o rapaz que estava encochando a Niazinha em outra tirinha hahahaha. Ainda vou descobrir se ele existe mesmo...

    ResponderExcluir
  8. ah, mas perai, eu realmente adoro batata

    ResponderExcluir
  9. Sim, nossa lingua é uma coisa mais dificil do que usar fio dental vestindo luvas de boxe.

    E se serve de consolo, os caras também dão cabeçadas desse tipo.
    Piora se houver um amigo por perto para dobrar a pressão.

    ResponderExcluir
  10. vc tirou esse garoto da tirinha dos meus sonhos ??? meu namorado (que eu ainda nn conheci) tem olhos verdes e cabelo preto kkk'

    ResponderExcluir
  11. Bom, já que você escolheu a segunda pessoa, você deveria ter feito a concordância com o pronome possessivo também: "teu pensamento" e "teu vasto conhecimento".
    Como no Brasil costumamos utilizar o "você", que se conjuga na terceira pessoa, o imperativo na terceira pessoa (que era seu primeiro palpite) faria mais sentido, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  12. Eu estava pronto pra falar isso. Como paraense, adorei teres escolhido a segunda pessoa pra conjugar, mas faltou concordar com o pronome. O meu português tb é meio instintivo, mas o meu instinto me disse que a conjugação estava errada e fui para o senhor google confirmar e achei esse site aqui: http://www.conjuga-me.net/verbo-responder e http://www.conjuga-me.net/verbo-impressionar. Na verdade o teu instinto estava certo e o teu macete errado.

    ResponderExcluir
  13. Só sei que o advérbio (como não) puxa o pronome e que não se pode começar a frase com pronome. De resto acho que é facultativa a posição. Mas tb sou um tanto instintivo, então tb posso estar errado.

    ResponderExcluir
  14. A resistência pelo uso correto do tu está montada aqui no Pará. Mas o autocorretor do celular não ajuda! Eu escrevo tu viste e ele "corrige" pra tu visse. Escrevo tu comeste e ele corrige pra tu "comesse". E assim por diante. Assim não dá!

    ResponderExcluir
  15. Os comentários da Nia levantam mais polêmica que a própria tira. rs

    ResponderExcluir
  16. Me vi nessa tirinha hoje, sou assim com conhecidos, desconhecidos, sem preconceito! Caraca...

    ResponderExcluir
  17. Acho que com homem é até pior, viu...

    ResponderExcluir
  18. Passei o dia rindo do "eu gosto de batata" kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. É bem assim mesmo!

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkk ai, Niazinha, você me mata de rir com essas tirinhas e termina de colocar no caixão com o comentário sob elas! Mas acredito que sua vida seria mais fácil, nesse caso, se você usasse o imperativo para "você" em vez de "tu"! Adoro! rs

    ResponderExcluir
  21. Eu também gosto de batata.

    ResponderExcluir
  22. Você gosta de estudar? Você gosta mais de batata ou gosta mais de estudar?

    ResponderExcluir
  23. Pensei numa continuação:
    Silêncio mortal quando de repente o carinha bonitinho diz: "Nossa, que incrível! =O Eu também gosto de batata. Somos almas gêmeas! *¬*"

    ResponderExcluir
  24. Adorei o suor nela...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk LOL

    ResponderExcluir
  25. Batata é o queijo entre os tuberculos.

    ResponderExcluir
  26. Ele existe, ele é o namorado da Niazinha na realidade, o nome dele é Brunno

    ResponderExcluir
  27. Niazinha e Brunninho <3

    ResponderExcluir
  28. Nia, qual é o nome desse cara?

    ResponderExcluir
  29. Aqui no sul quase não é usado o "tu" hahaha

    ResponderExcluir
  30. Em Porto Alegre eu ouvi o tu em quantidade razoável, mas tudo com o verbo na 3ª pessoa (tu viu, tu foi, tu vai, tu comeu, etc)

    ResponderExcluir
  31. hahaha adoro que o blog da nia é um dos únicos lugares dessa vasta internet em que ainda dá pra discutir nosso português instintivo numa boa, sem levar patadas dos dr. pasquale de plantão. que coisa linda isso =] instintivamente eu também teria deixado da forma como ela escreveu originalmente...

    ResponderExcluir
  32. ASIFJSIAOJSAOIFAS, quem nunca?

    ResponderExcluir
  33. isso ja aconteceu comigo o menino q eu gosto falou comigo e eu fracassei epicamente

    ResponderExcluir
  34. Beatriz Martins Araujo23 de janeiro de 2014 14:45

    Sr. Cabeça de Batata aprova seu gosto por batatas

    ResponderExcluir
  35. Sobre a conjugação, vc usa o TU? Eu usaria o VOCÊ, porque é mais coloquial. A não ser que seu dialeto use mais o TU. Você é do sul?

    ResponderExcluir
  36. Na verdade, você deveria ter escolhido entre "Responde e o impressione" (tu) / "Responda e o impressiona" (você). Mas acho que nenhuma das duas formas soa muito bem :S Talvez se fosse suprimido o "responde": "Vai, Niazinha! Impressione-o com seu pensamento..." (não quis ser chata, só me chamou atenção a sua reflexão sobre o português [sou de Letras] :-D). Beijos!

    ResponderExcluir