Impressionar


Escrevi o texto original dessa tirinha com "Responda e o impressione" no segundo quadrinho. Quando fui usar a regrinha do "mesmo que eu <verbo>" pra saber se o imperativo estava certo, descobri que era exatamente o contrário: "Responde e o impressiona". Um detalhezinho bobíssimo, mas essencial para a conjugação verbal correta se eu quisesse usar a segunda pessoa. Minha conclusão: devemos todos ter orgulho de nós mesmos só por morarmos no Brasil e conseguirmos nos comunicar, porque Português é uma língua difícil pra casseta.

38 comentários :

  1. Hum, acho que se você fala com si mesmo, você escolhe se quer usar a 2ª ou a 3ª pessoa - assim como quando fala com qualquer um.


    Então, se você tratar a si mesma como "você" (terceira pessoa), entendo que estaria certo dizer "responda e impressione". "Responde e impressiona" está correto se você estiver se tratando como "tu" - ou seja, na segunda pessoa.


    Sendo assim, acho que você deveria der usado "teu pensamento" e não "seu pensamento" heheh, mas valeu.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha, verdade. E você acaba de comprovar meu comentário no final: Português é uma língua difícil pra casseta.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade português não é tão difícil assim(Em comparação sim, as conjugações em português são tão difíceis como a declinações em Alemão, por exemplo). Só que nós praticamente não utilizamos mais a segunda pessoa, principalmente quando se fala de conjugação na segunda pessoa, então por isso não estamos acostumados. Se utilizássemos mais estaríamos acostumados e isso não seria um problema. Tudo é uma questão de costume no final das contas.

    ResponderExcluir
  4. Ah, já eu sempre fui tãããão descolada e divertida com os meninos que eu gostava que eles me curtiam taaaanto que me mandavam diretamente pra friendzone!


    O pior era quando eu estava tentando evitar o caso anterior e tentava jogar algum "charme" pra eles... Eu fracassava tão miseravelmente que até hoje dá vontade de me esconder, só de lembrar. =P

    ResponderExcluir
  5. Hanah Ceres C. F. da Costa24 de novembro de 2013 às 19:07

    Super concordo! Gramática realmente é complicada...

    ResponderExcluir
  6. não só com quem agente gosta, isso inclui um cliente em potencial, um chefe, futura sogra... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. perai... esse é o rapaz que estava encochando a Niazinha em outra tirinha hahahaha. Ainda vou descobrir se ele existe mesmo...

    ResponderExcluir
  8. ah, mas perai, eu realmente adoro batata

    ResponderExcluir
  9. Sim, nossa lingua é uma coisa mais dificil do que usar fio dental vestindo luvas de boxe.

    E se serve de consolo, os caras também dão cabeçadas desse tipo.
    Piora se houver um amigo por perto para dobrar a pressão.

    ResponderExcluir
  10. vc tirou esse garoto da tirinha dos meus sonhos ??? meu namorado (que eu ainda nn conheci) tem olhos verdes e cabelo preto kkk'

    ResponderExcluir
  11. Bom, já que você escolheu a segunda pessoa, você deveria ter feito a concordância com o pronome possessivo também: "teu pensamento" e "teu vasto conhecimento".
    Como no Brasil costumamos utilizar o "você", que se conjuga na terceira pessoa, o imperativo na terceira pessoa (que era seu primeiro palpite) faria mais sentido, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  12. Eu estava pronto pra falar isso. Como paraense, adorei teres escolhido a segunda pessoa pra conjugar, mas faltou concordar com o pronome. O meu português tb é meio instintivo, mas o meu instinto me disse que a conjugação estava errada e fui para o senhor google confirmar e achei esse site aqui: http://www.conjuga-me.net/verbo-responder e http://www.conjuga-me.net/verbo-impressionar. Na verdade o teu instinto estava certo e o teu macete errado.

    ResponderExcluir
  13. Só sei que o advérbio (como não) puxa o pronome e que não se pode começar a frase com pronome. De resto acho que é facultativa a posição. Mas tb sou um tanto instintivo, então tb posso estar errado.

    ResponderExcluir
  14. A resistência pelo uso correto do tu está montada aqui no Pará. Mas o autocorretor do celular não ajuda! Eu escrevo tu viste e ele "corrige" pra tu visse. Escrevo tu comeste e ele corrige pra tu "comesse". E assim por diante. Assim não dá!

    ResponderExcluir
  15. Os comentários da Nia levantam mais polêmica que a própria tira. rs

    ResponderExcluir
  16. Me vi nessa tirinha hoje, sou assim com conhecidos, desconhecidos, sem preconceito! Caraca...

    ResponderExcluir
  17. Acho que com homem é até pior, viu...

    ResponderExcluir
  18. Passei o dia rindo do "eu gosto de batata" kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. É bem assim mesmo!

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkk ai, Niazinha, você me mata de rir com essas tirinhas e termina de colocar no caixão com o comentário sob elas! Mas acredito que sua vida seria mais fácil, nesse caso, se você usasse o imperativo para "você" em vez de "tu"! Adoro! rs

    ResponderExcluir
  21. Você gosta de estudar? Você gosta mais de batata ou gosta mais de estudar?

    ResponderExcluir
  22. Pensei numa continuação:
    Silêncio mortal quando de repente o carinha bonitinho diz: "Nossa, que incrível! =O Eu também gosto de batata. Somos almas gêmeas! *¬*"

    ResponderExcluir
  23. Adorei o suor nela...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk LOL

    ResponderExcluir
  24. Batata é o queijo entre os tuberculos.

    ResponderExcluir
  25. Ele existe, ele é o namorado da Niazinha na realidade, o nome dele é Brunno

    ResponderExcluir
  26. Niazinha e Brunninho <3

    ResponderExcluir
  27. Nia, qual é o nome desse cara?

    ResponderExcluir
  28. Aqui no sul quase não é usado o "tu" hahaha

    ResponderExcluir
  29. Em Porto Alegre eu ouvi o tu em quantidade razoável, mas tudo com o verbo na 3ª pessoa (tu viu, tu foi, tu vai, tu comeu, etc)

    ResponderExcluir
  30. hahaha adoro que o blog da nia é um dos únicos lugares dessa vasta internet em que ainda dá pra discutir nosso português instintivo numa boa, sem levar patadas dos dr. pasquale de plantão. que coisa linda isso =] instintivamente eu também teria deixado da forma como ela escreveu originalmente...

    ResponderExcluir
  31. ASIFJSIAOJSAOIFAS, quem nunca?

    ResponderExcluir
  32. isso ja aconteceu comigo o menino q eu gosto falou comigo e eu fracassei epicamente

    ResponderExcluir
  33. Beatriz Martins Araujo23 de janeiro de 2014 às 14:45

    Sr. Cabeça de Batata aprova seu gosto por batatas

    ResponderExcluir
  34. Sobre a conjugação, vc usa o TU? Eu usaria o VOCÊ, porque é mais coloquial. A não ser que seu dialeto use mais o TU. Você é do sul?

    ResponderExcluir
  35. Na verdade, você deveria ter escolhido entre "Responde e o impressione" (tu) / "Responda e o impressiona" (você). Mas acho que nenhuma das duas formas soa muito bem :S Talvez se fosse suprimido o "responde": "Vai, Niazinha! Impressione-o com seu pensamento..." (não quis ser chata, só me chamou atenção a sua reflexão sobre o português [sou de Letras] :-D). Beijos!

    ResponderExcluir