Juízes da vida alheia


Resolvi fazer essa tirinha após conversar com alguns amigos que confessaram evitar reuniões com alguns parentes/amigos por se sentirem mal com as cobranças deles ("você engordou, ein!", "e o trabalho, tá naquele ganhando pouco ainda?", "e o namoradinho, quando vai arranjar?"). Por mais que estejamos felizes com nós mesmos, sempre sentimos uma pontinha de insegurança e mal-estar quando temos nossas escolhas de vida e aparência questionadas. E o pior é que, na maioria dos casos, é socialmente complicado revidar ou demonstrar nosso desconforto com essas cobranças. Às vezes é uma tia que você não quer ferir os sentimentos, ou um amigo que você nem tem intimidade mais. Então taí a tirinha: um desabafo coletivo e anônimo de todos nós. Está aberta a temporada de indiretas, galera! Façam bom proveito.

16 comentários :

  1. MINHA VIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    <3

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que algumas pessoas tem prazer em deixar os outros preocupados com o que dizem. Porque assim sentem o gostinho de ter mudado a opinião de alguém com a sua própria :/ ah, esse id...

    ResponderExcluir
  3. Pro tip: nessas horas você tira uma meia e dá pra pessoa. Quando ela pegar e perguntar oq está havendo, você diz "pronto, agora você é um elfo livre, vai cuidar da sua vida."

    ResponderExcluir
  4. Interessante você apontar essa coisa das cobranças, porque isso só deixa a pessoa pra baixo, ao invés de animá-la. É muito chato quando você se sente forçado a fazer algo apenas para agradar os familiares/amigos/pessoas ao redor (falo por experiência própria, infelizmente). Parece que você está vivendo a vida de outra pessoa. :/

    ResponderExcluir
  5. Você não tem que se importar com as cobranças nem concelhos. Você está feliz então isso é o que importa. A vida é curta e temos mesmo é que ser felizes, Se quem te cobra for quem te ama de verdade pode ser que ela não esteja percebendo sua felicidade e como te ama quer te ver sempre melhor. Você é inteligente,bonita e tem bom coração, saberá muito bem lidar com isso e discernir quem quer seu bem ou quem só quer te chatear. Neste último caso é só ignorar. As vezes quem dá muito concelho e faz sempre críticas ou cobranças são os que mais se importam só com aparências. Não vale a pena esquentar.
    Adoro suas tirinhas.Visito sempre seu site e me divirto muito. Muito sucesso pra você.bjossssssssss

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho fama de esquisita e mal educada em parte da minha família, justamente por responder assim quando esses parentes que eu só vejo uma vez por ano começar a "pitacar" na minha vida. Detesto! Se for para manter minha individualidade, carrego o rótulo de mal educada com orgulho, rss. Já quando quem critica são pessoas que de fato se importam comigo, eu uso uma versão educada e gentil do "vá cuidar da sua vida", rss. Só quem trata com carinho e respeito merece receber carinho e respeito.

    ResponderExcluir
  7. Uma frase que uso pra tudo na vida é: "Não sou obrigado :)". Funciona muito bem.

    ResponderExcluir
  8. "sua opinião não é verdade universal"
    acho que vou imprimir isso em mil papeizinhos e começar a distribuir cada vez que esse tipo de "opinião" aparecer pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Dxô divinhá... familiares em festas de fim de ano, certo?

    ResponderExcluir
  10. Mas as vezes, só as vezes, percebo que essas pessoas estão só querendo puxar assunto e não sabem como(o comum caso dos parentes que só vemos nas reuniões de família). A maioria das pessoas não estão nem ai pra vida alheia e se comentam ou dão conselhos, é porque é coisa inerente do ser humano questionar o que é diferente. Se incomoda, entretanto, a gente manda ir comprar bolinho, nem que seja internamente).

    Frase do dia: ♪♫ Don't worry, be happy ♫♩

    ResponderExcluir
  11. Vish, eu sou do tipo direta com qualquer um, se começar a me criticar vai ser cortado na mesma hora, ou pior vai ser criticado também. Mas confesso que evito conviver com pessoas na vida real só para não me estressar.

    ResponderExcluir
  12. Beatriz Martins Araujo7 de janeiro de 2015 às 18:09

    São muitos "os juízes" que tentam impor algo a você. Tentando te convencer de que aquilo que você acredita/faz é errado e não respeitando isso.

    ResponderExcluir
  13. Ahhhh mas cuidadar da vida dos outros é tão mais divertido... ¬¬

    ResponderExcluir
  14. Vou fazer isso. Sério... preciso comprar meias no atacado.

    ResponderExcluir
  15. O meu "E os namoradinhos?" depois de casar, virou o "Quando vai ter filhos?". E saiu da boca das tias para a boca de todo mundo que mal me conhece.


    Fui cansando tando de sorrir forçado e responder educadamente que comecei a apelar. Resultado: levei uma bronca da minha mãe por responder "NUNCA" "Credo" e "Deus me livre"... Mas acreditem, podia ser muito pior... Ainda bem que é só uma vez no ano.

    ResponderExcluir
  16. DOEU NO MEU CORAÇÃO!

    ResponderExcluir