Corrupção


Reflexão filosófica do dia: eu sempre acreditei que não existisse bem ou mal, mas sim dois pontos de vista diferentes. Depois de anos vendo tantas atrocidades, porém, fica difícil continuar pensando assim. Como diz o escritor Alex Castro, "o mal é a falta e empatia". Adicionando a explicação do psiquiatra Fábio Barbirato, "você causa mal a alguém porque não está preocupado se a pessoa vai se machucar fisicamente ou emocionalmente". Diante de todos esses indivíduos que não prestam atenção aos outros e que lhes fazem mal a fim de conseguir o bem próprio - como tantos políticos aí -, será que posso enfim classificá-los definitivamente como pessoas más?

16 comentários :

  1. kkkk!! É verdade né, a corrupção está muito grande... Dá até vontade de ir morar com o "Pequeno Príncipe", mesmo, né?

    ResponderExcluir
  2. Já acompanho o blog há um tempo, mas primeira vez que comento. Posso dizer que estou apaixonada pelas suas tirinhas. Inteligente, cômicas, críticas e com um senso crítico bastante aguçado. Parabéns e sucesso para ti. Mais uma admiradora =)

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula Borges Santos14 de julho de 2013 às 20:55

    Eu também me sinto assim, tipo, desistindo das pessoas... é meio triste isso.

    ResponderExcluir
  4. O Pequeno Príncipe! <3


    Também sempre acreditei nas ideias do ponto de vista, mas estou começando a considerar o "mal" e "bom"

    ResponderExcluir
  5. Ivanilson Almeida de Souza14 de julho de 2013 às 21:24

    não é desistir das pessoas, por favor não diga isso. Isso tem que aumentar ainda mais o nosso dever de fazer a diferença. Seja perseverante e tentaremos fazer o nosso melhor aqui.

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula Borges Santos14 de julho de 2013 às 21:44

    Estou tentando. O que eu acho é que somos todos maus em algum momento... Tentar fazer o bem e a diferença nesse mundo corrupto.

    ResponderExcluir
  7. PEQUENO PRINCIPE *0*
    acho que me daria muito melhor com ele

    ResponderExcluir
  8. Como posso dizer acredito na humanidade não nos humanos.

    ResponderExcluir
  9. (mais uma vez, os comentários inteligentes da Nia fecham a tira perfeitamente)
    Concordo. Mas não é que exista "o mal". Existem sim, pessoas, que em busca de satisfação pessoal não medem esforços para alcançar seu próprio bem-estar. Assim como Barbirato disse, as pessoas esqueceram de medir o grau de impacto que suas ações ocasionam. Não se preocupam mais se estão ferindo os outros.

    ResponderExcluir
  10. Pessoas que ferem e matam milhões pra garantir uma mera mordomia que ultrapassa em muito os limites do necessário - ou mesmo do supérfluo - e ainda o fazem de tal maneira subreptícia, que o dano difunde-se por toda a sociedade, de modo que o cidadão comum, ignorante, não perceba o mal que lhe está sendo imputado, vestido de terno e sorriso no rosto?

    É, acho que você pode classificar essas pessoas de malignas.

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo. Melhor fugir para alguma fantasia retardada e não fazer nada de útil para mudar... http://classemediasofre.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  12. Olha, acho que comentar em uma piada de um site de humor que você não gosta também não vai ajudar muito, ein.

    ResponderExcluir
  13. Muito inteligente esta resposta! quanto a fugir, interpreto eu a fuga para outro planeta, quando em nosso psicológico nos cansamos de tanta hipocrisia, e tentamos fugir da realidade caótica, e meio que criar um planeta mental para nossas convicções, para que desta forma tentar viver sem ser incomodado com á dura dor, que a corrupção traz para nossas vidas. Mais uma vez excelente Post!

    - www.quasemeianoite.com

    ResponderExcluir
  14. Ivanilson Almeida de Souza6 de dezembro de 2013 às 08:54

    A nossa raça é relativamente voltada pro mal, diria que o mau é o ato de nivel maior do ego(quando ele chega a niveis extremos sabe). Mas que bom que vc pense assim, tentarei fazer meu melhor em respeito a isso^^.

    ResponderExcluir